quarta-feira, setembro 10, 2008

É verdade.. ainda cá estamos!


Nos últimos dias falou-se, mais uma vez, na possibilidade de o mundo acabar de repente. Desta vez, o fim viria por causa de uma experiência que pretende recriar, num ambiente fechado, o início do universo.

Cá para mim, não vale a pena entrarmos em pânico por coisas destas. Afinal, o mundo não acabou com George W. Bush a comandar o "país das oportunidades" e, aparentemente, ainda estamos cá todos (menos uns iraquianos e afegãos, coisa pouca, "casualties")... (epah isto de falar mal dos Estados Unidos é fácil demais.. mas pronto, não foi por isso que decidi escrever agora)

Notícias como esta (da tal experiência científica), fazem despertar em mim o "bichinho da ciência". Eu sei, eu sei, eu vim de letras, supostamente deveria ODIAR matemáticas e essas coisas todas que se explicam através de fórmulas. Mas não, a verdade é que qualquer um dos dois mundos (Letras & Ciências - tomei a liberdade de fazer esta divisão bastante alargada das áreas do conhecimento) me fascina.

De um lado está a possibilidade de explicar o mundo, os fenómenos da natureza através da lógica, das tais fórmulas, de tentar percebê-lo melhor e, de certa forma também, de o manipular de maneira a tirarmos o melhor proveito do que nos rodeia (claro, isto implica também a questão da ética e dos limites das nossas liberdades e blabla, mas isso é OUTRA questão). Do outro lado está a possibilidade de comunicar com os outros, de trocarmos ideias, pensamentos, de apelar à imaginação e ao sentimento.

Duas perspectivas aliciantes. Na altura de escolher, escolhi Letras. E não me arrependi. Na altura confesso que o mundo das palavras se apresentava como um desafio maior para mim. E continua a ser. Não querendo menosprezar o lado da ciência, que, repito, me fascina. Continuarei sempre (apesar de esta me parecer uma palavra muito forte, acho que uma pessoa não muda assim tanto..) a seguir com muita curiosidade os avanços da ciência, mas, para já, vou navegando e tentando encontrar o meu caminho no meio das palavras (e não só).

6 comentários:

pauloabx disse...

Alguns, que não nós os comuns mortais, conseguem juntar o melhor do outro mundo. Um exemplo disso é Douglas Adams, aqui está um discurso muito bom dele: http://www.youtube.com/watch?v=_ZG8HBuDjgc

manuhell disse...

Assim como eu continuo a fascinar-me a interessar-me com o mundo das Letras e Humanidades.
=)

Domingoz disse...

Eu abstenho-me, porque embora já tivesse lido sobre o possível fim do mundo, antecipado por essa experiência, à alguns anos atrás, nem dei conta dela... mas digo-te que quando vi o video da BBC, fiquei um bocadinho estupefacto quando os cientistas presentes na sala de controlo, começaram a congratular-se mutuamente, depois de aparecem durante dois milésimos de segundos dois pontinhos luminosos nos ecrãs. Nerds!! :P

Domingoz disse...

E pronto, também pq n reparei em nada na primeira vez que vi o video...

Anónimo disse...

Eu diria que andas é a tentar encontrar caminho no meio das imagens, ou melhor, no meio do Premiere Pro. E do Corel. Ah, e do belo do backoffice :)

.j.

teresa disse...

pauloabx: ainda não consegui ver o vídeo todo, acho que vou ter de tirar um serão para isso:)

manuel: acho que o importante é não esquecer completamente o outro lado!

domingoz: heheh.. reduzindo as coisas assim dessa maneira, realmente parece que não foi nada de especial, mas se pensares na essência da experiência, no que aqueles dois pontos representam, então vais olhar para aquilo de uma maneira diferente!

.j.: pois, tinha-me esquecido dessa parte:) hehehhe