domingo, novembro 12, 2006

Procura-se estágio..

Procuro estágio na área do jornalismo de imprensa, rádio, televisão ou online. Sei escrever notícias, montar e editar uma peça para rádio ou televisão, sei os básicos de linguagem html e editar fotografias, também sei pesquisar informação na net, fazer entrevistas, reportagens... Se for preciso também me desenrasco a paginar. Não tenho muito jeito para tirar cafés e aborreço-me a tirar fotocópias. Gosto do jornalismo porque acredito que é uma profissão com um papel importante na sociedade, que serve de mediadora entre o público e a informação. O jornalismo para mim é um desafio. O desafio de não ceder a pressões económicas, políticas, ou de qualquer tipo, o desafio de informar o público da melhor maneira possível, proporcionando-lhe a informação necessária para que este possa tomar decisões ponderadas, o desafio de remar contra a maré, no meio de um país onde cada vez se lêem menos jornais e onde a tentação de ceder a notícias sensacionalistas é cada vez maior. O desafio de levar ao público informação de qualidade, histórias de qualidade, opinião de qualidade, e de fazer com que isso "sobreviva".

O estágio que procuro pode não ser remunerado, mas gostava de saber que uma vez acabado o estágio, ele serviu para alguma coisa. Que ele vai contar para alguma coisa. Que se eu fizer um bom trabalho ele pode ajudar-me a encontrar "emprego remunerado", a obter a carteira profissional... Gostava de saber que o trabalho que eu fizer no estágio conta para alguma coisa e não que o "mercado está saturado" e que "não interessa o que faças, a seguir a ti vem sempre outro estagiário e tu continuas na mesma". Gostava que fosse um estágio de verdade. Onde eu aprendesse alguma coisa e onde fizesse algo parecido com jornalismo.

5 comentários:

Anónimo disse...

"parecido" é a palavra chave...

Sinceramente, Boa Sorte!

Anónimo disse...

Boa sorte! Mas já acabas o curso no final destre trimestre?

Rui Catalão disse...

Partilho das tuas crenças. Quando chegar a minha vez também quero poder dizer que o jornalismo continua a seduzir-me, que os ideais de jovem jornalista servem mesmo para algo que não alimentar uma inútil ilusão de poder mudar o mundo.

Acredito que conseguirás um bom estágio. Afinal de contas até me ensinaste umas coisas no Avid!

Beijos,

Rui

Anónimo disse...

É incrivel mas a verdade é que parece que Portugal anda todo a estagiar, e não é só no Jornalismo.
Confesso que o grande problema está em quem contrata, porque seja quem for, apesar da área em que estudou de certeza que tem outras competências para poder vingar no mercado de trabalho.
Enfim até chegar o momento a ganhar dinheiro no que realmente gostamos ao menos deixem-nos trabalhar..."Onde é que eu já ouvi isto!"
David Silva
P.S-Tou contigo na procura de encontrar o que também desejo...

Jay Dee disse...

Olha, para mim pode ser o mesmo que eu não sou esquisita!

Vi a tua mensagem mas não tenho guito para responder. Ainda bem que gostaste das músicas e já sabes que quando quiseres posso dar-te mais.